sexta-feira, outubro 16, 2009

A MULHER SEM CABEÇA (La Mujer Sin Cabeza), de Lucrecia Martel

Sinopse: Verónica está ao volante do seu automóvel quando, num momento de distracção, atinge qualquer coisa. Nos dias seguintes, ela sente-se como que a desaparecer, docemente indiferente às coisas e às pessoas que a rodeiam. Subitamente, confessa ao marido que matou alguém na estrada. Os dois regressam ao local do acidente, mas apenas descobrem o cadáver de um cão. O episódio parece ter ficado concluído e a vida retoma a sua normalidade. Mas uma terrível descoberta vem de novo atormentar Verónica... Data de Exibição: 20/10/2009 - 21H30

2 comentários:

Anónimo disse...

A longa-metragem da argentina Lucrecia Martel é um dos melhores filmes que vamos ver todo este ano.

Anónimo disse...

Depois de "O Pântano" (2001) e de "A Mulher Santa" (2004), a argentina Lucrecia Martel impôs-se como um nome maior do cinema contemporâneo. Dizer que este "A Mulher sem Cabeça" desilude será um exagero, mas soa, de qualquer maneira, a uma revisão de métodos e de soluções ficcionais. Acentua-se a secura do seu olhar dissolvente e surge uma espécie de impasse, tão caro à cineasta, como fim em si.

Dito isto, se o filme parece desacelerar o seu delírio onírico, mantém-se uma forte presença de um fantástico revisitado no interior da mente, uma espécie de surrealismo ao "ralenti" que ao citar a melancolia antonioniana a desconjunta de modo original e criativo. - Mário Jorge Torres (PÚBLICO)