terça-feira, janeiro 13, 2009

SAVAGE GRACE de Tom Kalin

Sinopse: Bela, ruiva e carismática, Barbara ainda assim não é bem a mulher perfeita para o seu marido, educado em berço de ouro. O nascimento do único filho do casal, Tony, perturba o equilíbrio instável deste casamento de extremos. Aos olhos do pai, Tony é um completo falhanço. À medida que vai crescendo e tornando-se cada vez mais próximo da sua solitária mãe, as sementes de uma tragédia espectacular e decadente vão sendo lançadas. Decorrendo entre 1946 e 1972, a história desenrola-se em seis actos. A procura dos Baekelands de distinção social e do brilho da "boa vida" leva-os num percurso à volta do mundo. Actores: Julianne Moore, Stephen Dillane, Eddie Redmayne, Hugh Dancy...

2 comentários:

Miguel Valente disse...

Críticas:

“A «patine» de decadência que paira sobre DESEJOS SELVAGENS faz dele, sem dúvida, um dos filmes mais interessantes da temporada.”
- Manuel Cintra Ferreira, Expresso

“(...) contido melodrama algo emulador do estilo de Todd Haynes.”
- Nuno Carvalho, Diário de Notícias

“(...) um objecto tão arrepiante como sedutor. Nesse sentido, não será alheia a forma inteligente como o realizador se serve do humor negro que brota do argumento de Howard Rodman”
- Paulo Portugal, Premiere

Miguel Valente disse...

SAVAGE GRACE de Tom Kalin é, de facto, um bom filme. Sendo um trabalho muito "certinho" em termos de realização não deixa de ser um bom filme, a começar pelo ritmo em que se desenvolve, algo que se assemelha à calma podre antes da tempestade, pela fotografia de grande qualidade, pelo casting bem conseguido (as semelhanças físicas de Tony e Grace são suficientes para nos fazer acreditar que são, de facto, mãe e filho), uma boa banda sonora que se enquadra perfeitamente às várias situações. Não podia deixar de destacar as boas representações dos actores que fazem de pai, Tony e, naturalmente, de Grace.
Com uma excentricidade algo perturbada e, por vezes, demente, não consigo deixar de sentir simpatia pela personagem de Grace. Tal deve-se ao excelente desempenho de Julianne Moore.
Num máximo de 5 pontos, dou 4 pontos a SAVAGE GRACE.