segunda-feira, fevereiro 15, 2010

CAPITALISMO – UMA LIÇÃO DE AMOR (Capitalism: A Love Story), de Michael Moore

Sinopse: O habitual olhar satírico e pertinente de Michael Moore debruça-se desta vez sobre a crise financeira mundial. Data de Exibição: 09/01/2010 - 21H30

2 comentários:

Anónimo disse...

Este filme explora uma simples pergunta: "Qual o preço que a América tem de pagar pelo seu amor pelo capitalismo?". Michael Moore entra neste filme para tentar responder a essa pergunta e ainda porque razão as pessoas têm de pagar com os seus empregos, as suas casas e as suas poupanças.

Anónimo disse...

O novo filme de Michal Moore chegou a Veneza como um pequeno acontecimento. Trata-se do primeiro documentário exibido na selecção oficial a concurso.

A história de amor que está aqui documentada acontece entre a alta finança e o poder político. O realizador regista com particular eficácia que a progressiva desregulação dos mercados financeiros conduziu à actual recessão.

Naquele que é o seu documentário mais equilibrado, Michael Moore consolida alguns factos históricos e procura demonstrar que a democracia saiu fragilizada. Decreta a falência do capitalismo - poderia dizer com o seu sarcasmo:"É o capitalismo, estúpido!" - e apela à mobilização cívica para reclamar uma distribuição da riqueza.

Moore admite que estamos perante um novo tempo e sente que desta vez a sua agenda está mais sintonizada. O realizador dá o exemplo do debate inciado recentemente nos Estados Unidos em torno de um Serviço Público de Saúde, um tema que foi tratado em "Sicko", o seu anterior documentário.

"Capitalism: A Love Story" é um filme menos turbulento e com um tom ajustado à mudança ocorrida com a vitória de Barack Obama. Foi bem acolhido no contexto do festival e deve ser considerado entre os favoritos para o Leão de Ouro. - Tiago Alves