segunda-feira, setembro 14, 2009

QUATRO NOITES COM ANA (Quatre Nuits avec Anna), de Jerzy Skolimowski

Sinopse: Léon Okrasa trabalha no crematório de um hospital, numa pequena cidade da Polónia. No passado foi testemunha de uma brutal violação. A vítima, Anna, é uma jovem enfermeira que trabalha no mesmo hospital. Léon gosta de passar o tempo a espiar Anna, nas ruas durante o dia e à espreita pela janela durante a noite. Mas ele quer mais. Uma noite, esgueira-se para dentro do quarto e passa a noite sentado na cama, a olhar para Anna, iluminada apenas pelo luar. A obsessão cresce e as visitas nocturnas sucedem-se. Pouco a pouco, Léon começa a influenciar a vida de Anna – cose um botão, arranja o relógio partido, retira do frigorífico a comida estragada. Anna começa a notar que estranhas coisas acontecem. Mas até onde irá a obsessão, ou o amor, de Léon? - Data de Exibição: 15/09/2009 - 21H30

3 comentários:

Anónimo disse...

“O resultado tem tanto de desconcertante como de fulgurância poética.”João Lopes, Diário de Notícias

Anónimo disse...

O amor não precisa da retribuição. Ele se basta para aquele que sente. É o que Leon propõe. Belíssimo filme, com poucos diálogos, contado através de planos magistrais, belíssima musica e uma montagem precisa. Ótimas interpretações.

Anónimo disse...

Um grande regresso de Skolimowski. O filme narra as 4 noites que Okrasa, funcionário de um crematório, passa com uma mulher, a Anna do titulo, sem que ela dê conta da sua presença e sem que nós, espectadores, percebamos o porquê daquela atracção e obstinação. Um filme de um romantismo imparável, obsessivo como convém.