segunda-feira, abril 27, 2009

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS (The Boy in the Striped Pyjamas) de Mark Herman

Sinopse: Alemanha, II Guerra Mundial. Bruno, de oito anos, filho de um oficial nazi, é levado por seu pai para uma nova residência, paredes meias com o campo de concentração que seu pai dirige. Fugindo ao controlo familiar Bruno observa o que se passa para lá da área da residência, do outro lado do arame farpado em que todos se vestem com "pijamas às riscas". À distância cria amizade com uma criança judia, da sua idade, o que virá a ter consequências dramáticas.

segunda-feira, abril 20, 2009

O COMPLEXO BAADER MEIHOF (The Baader Meinhof Complex) de Uli Edel

Sinopse: Alemanha, anos 70. Ataques bombistas, a ameaça do terrorismo e o medo do inimigo interno corroem os pilares de uma democracia ainda frágil. Os filhos radicais da geração Nazi, liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin, travam uma violenta guerra contra o que consideram a nova forma de fascismo: o imperialismo americano apoiado pelo estado. O seu objectivo é criar uma sociedade mais humana mas, ao aplicar métodos desumanos, não só espalham sangue e terror, como perdem eles próprios os seus valores. O homem que melhor os entende é também quem está encarregue de os perseguir: Horst Herold, o chefe da polícia. E embora esteja a ser bem sucedido na sua tarefa, Herold sabe que está a lidar apenas com a ponta do iceberg.

domingo, abril 12, 2009

PARIS 36 (Faubourg 36) de Christophe Barratier

Sinopse: Paris, 1936. Os cidadãos da periferia, ou do Faubourg, sofrem mudanças no dia a dia. A Frente Popular vence as eleições e promete a lei das férias pagas, o que entusiasma os trabalhadores. Menos felizes estão três amigos, ligados ao "music-hall" que vai animando os dias e as noites dos arredores, quando lhes é comunicado que o "seu" Teatro, o Chansonia, vai fechar, deixando-os no desemprego. A partir daí é o sonho que comanda a vida do trio: viabilizar a reabertura do Chansonia, com a dificuldade suplementar de ter eclodido a II Guerra Mundial.

domingo, abril 05, 2009

O LADO SELVAGEM (Into the Wild) de Sean Penn

Sinopse: Recentemente saído da Universidade, com um brilhante futuro à sua frente, Christopher McCandless (EMILE HIRSCH), um jovem de 22 anos, opta por prescindir da sua vida privilegiada e partir em busca de aventura. O que lhe acontece durante este percurso transforma este jovem vagabundo num símbolo de resistência para inúmeras pessoas. Era Christopher McCandless um aventureiro heróico ou um idealista ingénuo, um Thoreau rebelde dos anos 90 ou mais um filho americano perdido, uma pessoa que tudo arriscava ou uma trágica figura que lutava com o precário balanço entre homem e natureza? Cada etapa da sua viagem é retratada nesta adaptação de Sean Penn do aclamado best-seller de Jon Krakauer, «O LADO SELVAGEM», o qual é tanto sobre a insaciável ânsia por família, casa e ligações como sobre a busca pela verdade e felicidade.